Segurança

O estado de deslumbramento permanente em que nós, pais, flutuamos a partir do momento em que nascem os nossos filhos, torna cada pormenor ou nova façanha simplesmente adorável. O primeiro sorriso, o primeiro balbucio, sentar-se, gatinhar... cada pequeno passo em direcção à autonomia é delicioso!

Mas até um desenvolvimento saudável tem consequências práticas no nosso dia-a-dia. De repente, damos por nós a correr atrás do bebé que adquiriu um novo gosto por pôr os dedos nas tomadas, engolir botões ou tampas de canetas, mastigar comandos e telemóveis, trincar rodapés... Um mundo muito rico por descobrir!

Mesmo os objectos destinados ao uso do bebé têm de ser utilizados com muito cuidado. Uma simples banheira pode ser fatal se não se tiver cuidado. As cadeirinhas de bebé podem virar-se se mal montadas e até um simples colchão pode representar um sério perigo para um recém-nascido adormecido. Da mesma forma, também o sling não está totalmente desprovido de riscos. É por isso importante ter alguns cuidados.

Começar a usar o sling
Uma vez que o bebé não está preso ao sling mas apenas colocado lá dentro, enquanto a mãe não estiver totalmente à vontade com cada uma das novas posições que for experimentado, deve manter pelo menos uma das mãos livres para apoiar o bebé. Pode usar um espelho para ver se está a seguir correctamente as instruções.

Também pelo mesmo motivo não deve insistir se, inicialmente, o bebé resistir muito a estar dentro do sling, pois corre o risco de cair. O que tem a fazer é simplesmente voltar a tentar mais tarde, quando o bebé estiver mais bem-disposto e disponível. Tenha em mente que o bebé é sensível ao seu estado de espírito. Se estiver nervosa, é possível que ele fique tenso também e rejeite a novidade do sling. Muitas vezes as mães pensam que o seu bebé não gosta de andar no sling, até o verem ao colo de um utilizador do sling já experiente onde, uma boa parte das vezes, adormecem quase de imediato!

Recém-nascidos
Na posição de berço o bebé fica confortavelmente aninhado contra o peito e a barriga da mãe, o que faz com que um recém-nascido adormeça em poucos instantes. Nesta situação deve ter-se o cuidado de não deixar o queixo do bebé fazer demasiada pressão sobre o seu peito, pois pode dificultar ou impedir a sua respiraçao.

Actividades físicas
A possibilidade de dar colo ao seu bebé e ainda assim ficar com as mãos livres é um dos aspectos práticos do sling que os pais mais apreciam. No entanto, não deve fazer nada com o bebé no sling que não faria se o tivesse simplesmente ao colo sem o sling, como por exemplo andar de bicicleta, correr ou andar de patins.

Objectos ao alcance do bebé
Dentro do sling, o bebé fica a uma altura que lhe proporciona estímulos agradáveis como a proximidade das pessoas e seus rostos ou uma perspectiva abrangente em passeio. Mas tenha presente que o bebé está a uma altura que lhe torna acessível tudo o que a mãe tem à mão. Por este motivo deve ter redobrada atenção ao aproximar-se de objectos perigosos ou quebráveis nas prateleiras ou paredes.

Uma - importante - questão de hábito
Uma grande parte dos nossos movimentos quotidianos está automatizada, pelo que não ocorre a ninguém pensar se cabe ou não no vão de uma porta por onde vai passar. Mas é importante não nos esquecermos que, com o bebé no sling, o espaço que ocupamos é diferente daquele a que estamos habituados. Por isso, tenha cuidado ao passar por esquinas e portas, para que não bata com o bebé. Igualmente, ao baixar-se, lembre-se de dobrar os joelhos mantendo uma mão sobre o bebé, em vez de se dobrar pela cintura correndo o risco de deixar deslizar o bebé para fora do sling.

...em jeito de remate
Os nossos slings são feitos com tecidos resistentes e cosidos com uma costura muito segura. No entanto, a longo prazo o uso gasta os tecidos e mesmo as linhas podem partir-se. Verifique
regularmente o estado do sling e, em caso de dúvida quanto à sua segurança, quer seja por desgaste, quer por algum corte ou rasgão acidentais, deixe de o usar.


A segurança do seu bebé é para nós muito importante. Atente pois à página das instruções de como usar o sling e siga as recomendações de segurança desta página. Lembre-se que carregar o seu bebé em segurança é a sua responsabilidade.