Porquê usar um sling

Para além das vantagens médicas reconhecidas por conceituados pediatras, o sling tem muitas vantagens quer para o bebé, quer para os pais.

Benefícios do contacto físico

O uso do sling promove a criação de laços com o bebé, a sensação de proximidade e os sentimentos de confiança. Também por isso se recomenda o seu uso com bebés prematuros, pois estes têm uma necessidade ainda maior de contacto físico com a mãe.

Efeito calmante

O efeito de embalo que o sling tem ajuda a acalmar os bebés agitados. Os bebés que são transportados ao colo regularmente não tendem a desenvolver o medo da perda ou a solidão, pelo que choram menos e tornam-se independentes mais cedo.

Bébés mais alerta e seguros
Nas primeiras semanas de vida, mesmo que adormeça, temos a certeza de que o bebé está bem, sentindo-o respirar. Quando está acordado tem oportunidade de observar o ambiente que o rodeia quer em casa, quer na rua. Neste caso, tem ainda a vantagem de estar menos vulnerável a ambientes e pessoas estranhas uma vez que se encontra no colo habitual, evitando a ansiedade comum nestas situações.

Mãos livres!
O facto de permitir que uma ou as duas mãos fiquem livres é uma das principais vantagens para os pais e é a que faz do sling o perfeito aliado de quem tem filhos mais velhos.

Todo o terreno
Quer se esteja na cidade no meio de uma multidão ou no meio do campo, a irregularidade do terreno deixa de ser um problema, ao contrário do que sucede com os carrinhos de bebé. Pelo mesmo motivo, com o sling é mais fácil caminhar na praia, andar de metro ou mesmo ir de férias com pouca bagagem e o máximo de mobilidade.

Versatilidade e conforto
O mesmo sling é suficientemente versátil para permitir o transporte do bebé em várias posições, desde recém-nascido até cerca dos dois anos. Durante todo este período, o apoio do sling - largo e confortável nas costas e ombros - distribui uniformemente o peso do bebé.

Muito fácil de usar
Este tipo de sling é o mais simples dos vários modelos disponíveis no mercado e é muito fácil de usar: é uma só peça de tecido sem molas, argolas, fivelas ou velcro. É muito fácil colocar e retirar o bebé. O sling é muito compacto e pode ser dobrado e guardado em qualquer mala de mão ou saco de mudas quando não estiver a ser usado.

Estão disponíveis tecidos de várias cores e padrões para combinar com o seu guarda-roupa (para transportar um bebé não tem necessariamente de se andar coberto de ursinhos e coelhinhos!). O sling é de fácil manutenção: é só lavar na máquina a frio e secar ao ar para evitar que os tecidos 100% algodão encolham.

Em resumo: saudável, simples, bonito e muito prático!